Benvido ao antigo chuza. Esta web é de só lectura. Preme aquí para ires ao novo Chuza!
 
14votadas
pechado

As ondas gravitacionais explicadas para principiantes

Os dous xigantescos detectores do experimento LIGO, separados 3.000 km nos Estados Unidos, detectaron as pequenísimas vibraçións xeradas por ondas gravitacionais procedentes da fusión de dous buracos negros. Pero que son exactamente esas misteriosas ondas e en que consiste o experimento? Aquí están as claves para entender os protagonistas do gran descubrimento científico do ano.

18votadas
pechado

Tabela periódica tem quatro novos elementos

Investigadores russos, norte-americanos e japoneses a quem foi atribuída a descoberta dos novos elementos químicos deverão agora batizá-los, podendo inspirar-se em seres mitológicos, minerais, países ou em nomes de cientistas.

 1 comentarios en: Cultura, Ciencias karma: 74
11votadas
pechado

O matemático peruano que resolveu um problema de quase 300 anos

Harald Helfgott começou a se colocar questões matemáticas, ligadas a raiz quadrada e ao infinito, aos 8 anos. _ A pergunta fazia parte da chamada Conjectura Fraca de Goldbach. Em 1742, o matemático prussiano Christian Goldbach enviou uma carta a seu colega suíço Leonhard Euler na qual propunha que todo número par maior do que dois podia ser expresso como a soma de dois números primos e que todo número ímpar maior do que cinco podia ser expresso como a soma de três números primos -

 sen comentarios en: Cultura, Ciencias karma: 103
11votadas
pechado

Misturar água e óleo em chamas cria uma explosão em nuvem de cogumelo

Isto parece uma mini-bomba nuclear, para ser sincero – mas é o resultado de jogar dois litros de água em quatro litros de óleo de girassol em chamas. Este é um fenômeno que já mostramos por aqui. Mas por que ele acontece? O químico Joseph Weeks explica que isso tem a ver com a diferença no ponto de ebulição da água (100°C) e do óleo (acima de 200°C).

 sen comentarios en: Cultura, Ciencias karma: 102
14votadas
pechado

Prefiro ver um biopic de Aller Ulloa antes que o de Steve Jobs

A lenda do maior astrónomo do país começa bem, cum anteolho de 67 milímetros que lhe regala a avó Camila, e cos seus primeiros ensaios na corte do Paço de Filgueiroa não entre os ciscalhos duma garagem da Califórnia. Bem é certo que pôde não contar com Steve Wozniak, mas sim com colaboradores coma ele do Seminário de Estudos Galegos: Risco, Filgueira Valverde, Otero Pedrayo e outros contemporáneos que forom iniciados na observação dos astros. O nosso sábio foi un homem muito melhor preparado para os nossos tempos que outras referências atuais.

 sen comentarios en: Cultura, Ciencias karma: 105
20votadas
pechado

Galiza participará numa missão de defesa espacial

Novo facto histórico para a Galiza e os seus pesquisadores, nomeadamente, os da Agrupação Aeroespacial da Universidade de Vigo. A equipa coordenada polo professor Fernando Aguado acaba de assinar um contrato com a Agência Espacial Europeia (ESA) para formar parte da AIM (Asteroid Impact Mission), o primeiro programa sobre defesa espacial da ESA. Será graças à Agrupação Aeroespacial da Universidade de Vigo que ajudará a desviar um asteroide da sua órbita para analisar os fragmentos de pó e rochas que se desprendam trás a colisão.

9votadas
pechado

A realidade não é real e as partículas influenciam-se à distância vídeo

Em galego -> ir.gl/c8843a A investigação em mecânica quântica tem tentado demonstrar que uma mesma partícula pode estar em dois estados ao mesmo tempo e que um estado pode influenciar o outro instantaneamente. Uma equipa holandesa quis mostrar que o ceticismo de Einstein em relação à mecânica quântica estava errado e que duas partículas podem mesmo influenciar-se à distância.

 2 comentarios en: Cultura, Ciencias karma: 93
11votadas
pechado

Larvas que comem poliestireno podem ser solução para problema do lixo

A espuma de poliestireno não se desintegra fácil em aterros. Os norte-americanos jogam fora pelo menos 2,5 bilhões de copos de isopor por ano, por isso muito lixo ainda vai circular por milênios, contaminando sistemas de água e prejudicando animais. Cientistas da Universidade Beihang, em Pequim, e da Universidade Stanford, na Califórnia, descobriram que poderosas bactérias nas vísceras das larvas do besouro tenébrio, também conhecidas como bicho-da-farinha, desintegram a espuma de plástico para a converter em lixo orgânico.

 1 comentarios en: Cultura, Ciencias karma: 90
11votadas
pechado

Cientistas descobrem tartaruga que brilha no escuro vídeo

Enquanto filmava corais ao largo das ilhas Salomão, um explorador da National Geographic encontrou uma "nave espacial vermelha e verde". O OVNI subaquático era afinal uma tartaruga. A importância da descoberta prede-se com o facto de ser a primeira vez que o fenómeno da biofluorescência é observado em répteis.

13votadas
pechado

Dizem ter descoberto um novo parente dos humanos: o 'homo naledi'

Cientistas dizem ter descoberto uma nova espécie de hominídeos na África do Sul. A espécie foi batizada de Homo naledi, ou seja, como pertencendo ao género homo ao qual pertencem também os humanos modernos. E os investigadores responsáveis pela descoberta acreditam que estes podem ser antepassados diretos dos humanos. Outros, no entanto, olham para a notícia com algum ceticismo. A anatomia mostra uma mistura estranha de características primitivas e dos humanos modernos. Por exemplo, a mãos são parecidas com as dos humanos, mas os ombros e...

10votadas
pechado

O "zebro ibérico", que tipo de besta era? [eng]

A literatura do s.XVI rexistrou a presenza na Península Ibérica dese animal emparentado coas cebras de África.

 1 comentarios en: Cultura, Ciencias karma: 91
14votadas
pechado

A trabalhosa viaxe en 3D do esperma dun ourizo de mar vídeo

A revista Nature Communications publica umha investigación levada a cabo por científicos alemáns e espanhois na que plasman por primeira vez en 3D o azaroso viaxe do esperma do ourizo de mar ate o seu ovo, cuestión que pode axudar a revelar comportamentos similares en microorganismos.

19votadas
pechado

O polbo, case un alien para os científicos vídeo

Científicos de EEUU e Xapón realizaron a primeira análise do xenoma completo dun polbo. "Parece ser completamente diferente dos demáis animáis, mesmo doutros moluscos, cos seus oito brazos, o seu gran cerebro e a súa capacidade de resolución de problemas intelixentes". O xenoma do Octopus bimaculoides tén uns 2,7 mil milhóns de pares de bases, e identificaron-se máis de 33.000 xenes codificadores de proteínas. Tén básicamente un xenoma dun invertebrado normal que fose totalmente reorganizado, coma se misturasen con licuadora.

15votadas
pechado

1.º transplante da caixa craniana feita en impresora 3D

O nome da doente não foi divulgado, mas sabe-se que é mulher, holandesa e que tem 22 anos. Esta mulher tornou-se a primeira pessoa do mundo a receber um transplante de crânio, que foi produzido por impressão 3D, segundo anunciou a Universidade de Utrecht, na Holanda. A operação, que durou 23 horas, decorreu com êxito e hoje, três meses depois da intervenção, a jovem está completamente...

 1 comentarios en: Cultura, Ciencias karma: 86
17votadas
pechado

Novos fósseis da Etiópia vêm complicar mais a história da evolução humana

Muito perto do sítio onde se tinha descoberto, em 1974, o esqueleto de Lucy, o australopiteco mais famoso, encontraram-se agora alguns ossos da cara de um pré-humano. Têm cerca de 3,5 milhões de anos e a equipa que os descobriu diz que são de uma nova espécie de australopiteco. Mas há cientistas que já discordam.

« anterior12345...35» seguinte

Chuza