Benvido ao antigo chuza. Esta web é de só lectura. Preme aquí para ires ao novo Chuza!
 
24votadas
pechado

Transferência à Galiza dos corpos de polícia e controlo de tránsito continua paralisada 35 anos depois

35 anos depois da aprovação do Estatuto de Autonomia de 1981, a transferência a Galiza das forças e corpos de segurança policiais e de controlo do trânsito nas estradas continua sem efectivizar-se devido ao reiterado bloqueio do governo espanhol e o pouco interesse do actual governo da Galiza que tem manifestado em diversas ocasiões sentir-se satisfeito com dispor dum corpo adscrito da policia nacional espanhola.

21votadas
pechado

Parlamento Galego aprova por unanimidade iniciativa do BNG para solicitar transferência da autoestrada AP-9 a Galiza

Após iniciativa parlamentar do BNG, Parlamento Nacional Galego, acordou de novo nesta Terça-Feira e após um longo percurso parlamentar a aprovação duma lei para instar ao governo espanhol a transferência a Galiza da Autoestrada do Atlântico (AP-9) cuja trasferência ao nosso país está contemplada já no Estatuto de Autonomia de 1981.

www.nacional.gal

12votadas
pechado

BNG pede para retirar as bandeiras europeias dos prédios públicos mas deixar as espanholas

Partido “soberanista” galego BNG num protesto polas políticas europeias em relação aos refugiados pede para retirarem todas as bandeiras europeias dos prédios públicos da Galiza mas deixar as espanholas. Espanha acolheu 130 refugiados dos 15.000 aos que se tinha comprometido enquanto outros estados da Europa como Alemanha acolheram dezenas de milhares.

www.nacional.gal

21votadas
pechado

Um castro recém inventariado em Mondonhedo, arrasado por plantaçom de eucalipto

En 2015 e por iniciativa de MariñaPatrimonio, o Servizo de Patrimonio Cultural da Xunta incluía no Inventario de Xacementos Arqueolóxicos un novo sitio arqueológico en Mondonhedo, coa denominación Castelo de Monte da Arca e clave de identificación GA27030036. Hai poucos días todo o sitio arqueológico foi arrasado pola maquinaria pesada utilizada nos labores de roza do bosque e posterior subsolado profundo para a realización dunha plantación de eucaliptos. Milheiros de anos de historia e patrimonio público derramados a maior gloria do eucalipto.

19votadas
pechado

Museus e Nation Building: Galiza vs. Catalunha

Construção de nação ou construção nacional (do inglês nation-building) é uma expressão utilizada em ciências sociais para referir ao processo de construir ou estruturar uma nação forjando uma identidade nacional. A construção de nação apoia-se na criação de símbolos nacionais, como a bandeira, hinos nacionais, dias patrios; também na criação de obras de infraestrutura que tenham um carácter emblemático e forneçam razões para a geração de um sentimento de orgulho nacional.

www.nacional.gal

17votadas
pechado

A liberdade expressão está passando a ser um remorso de outros tempos agora todo é ou pode ser terrorismo

O último caso ocorreu este mércores en Balaídos durante o partido entre o Celta e o Villarreal. Sufriuno un veterano socio do Celta, de 35 anos de antigüidade, que foi expulsado do estadio logo de enarborar unha vella bufanda da peña Celtarras que un garda de seguridade considerou como un "acto de exaltación do terrorismo". Relátano varias testemuñas e o propio implicado, que supera os 50 anos, no Faro de Vigo.

8votadas
pechado

Migrantes de campo de Calais atacam camiões e polícia durante a noite

Migrantes do campo de Calais protagonizaram vários acidentes durante a noite de hoje, atacando camiões e a polícia, depois de as forças de segurança terem iniciado segunda-feira o desmantelamento parcial do acampamento. O canal de televisão "France 2" indicou que quatro pessoas foram detidas após as alterações. Os migrantes retirados foram aconselhados a instalar-se em contentores climatizados na parte norte do campo ou num dos 100 centros de acolhimentos em toda a França.

8votadas
pechado

"O turismo está a desvirtuar o sentido profundo do entroido". Falamos co antropólogo Rafa Quintía

_En que medida se producen invencións? Tes o caso de máscaras novas. Ao querermos só a parte estética da festa, buscamos unha personaxe propia, pero o importante dun entroido non é esa figura, senón o rito que esta personaxe oficia. Cando o Felo percorre as aldeas de San Mamede, iso é un asunto moi serio: un oficiante que está a facer un rito. Ficamos cunha perspectiva banal, dos tempos modernos do consumismo e dunha visión urbana do Entroido no que este se reduce ao aspecto lúdico e satírico, cando o Entroido é moito máis.

13votadas
pechado

Pimento passa a propriedade privada da multinacional suíça Syngenta

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) concedeu à gigante suíça, especializada em produtos químicos e sementes, uma patente que abrange a planta convencional e os seus usos “como um produto fresco, produto fresco cortado, ou para processamento, como por exemplo, a conservação em lata". "As plantas foram desenvolvidas para produzir pimentos sem sementes e são provenientes de cruzamentos normais, usando a biodiversidade existente, não através de engenharia genética e como tal são totalmente naturais”, lembra a Plataforma Transgénicos Fora.

16votadas
pechado

França proíbe supermercados de jogarem comida fora

A França tornou-se o primeiro país do mundo a banir os supermercados que jogarem no lixo ou destruírem os alimentos não vendidos. Ao invés disso, as redes terão de doar os produtos para instituições de caridade e centros de redistribuição de alimentos para desempregados e sem-teto. A determinação vem de uma lei aprovada por unanimidade pelo Senado francês e prevê o destino a ser dado pelos supermercados a alimentos que se aproximam do final do prazo de validade. A aprovação veio após uma longa campanha promovida por ativistas anti-pobreza.

18votadas
pechado

Perfil do juiz e expolicia Ismael Moreno Chamarro, que mandou para a cadeia uns titeriteiros e investiga à ANC

Uma parede. Ao fundo, um só homem alumiado por uma só luz. Acusado de assassinato frustrado. Estamos na comissaria de Chamartín, Madrid, no ano 1983. Há um só testemunho do assassinato frustrado. A testemunha, entre os dous policias, não o vê claro. Não o acaba de reconhecer, àquele senhor. Além disso, o presunto culpável, tem um ponto de deficiência mental. A testemunha não o vê nada claro. Os policias, pero, dizem-lhe, ‘tanto tem se não está seguro de todo. Não importa. Não cumpre que esteja ao 100%’. O homem ao final, assina. Somente isso.

14votadas
pechado

Fotografias do entruido ribeirão imaxe

O Entroido Ribeirão celebra-se em Santiago de Arriba, Chantada. Foi proibido polo franquismo sob pena de multa. Os mais velhos contam que apesar da proibiçom os homens saíam pola vila desafiando as autoridades. O crego, naquela altura, encaregava-se de avisar a policia e quando chegava as persoas corria, para as suas casas.

14votadas
pechado

Um paraíso fiscal para todos, a rebelião decisiva? [esp]

Quem mais tem é quem que menos paga e isso, no mínimo em matéria de impostos, não tem discussão: grandes corporações e milionários pagam quantidades ínfimas à Fazenda em comparação com os seus ganhos. No entanto, os cidadãos e os pequenos e medianos empresários não têm a mesma fortuna com o fisco. E, por isso, uma vintena de ativistas europeus, com Enric Duran na clandestinidade, puseram em andamento o que pode ser o mais grande hackeio ao sistema financeiro da Europa, a disobedience.eu, uma assessoria desenhada para desobedecer a Troika.

11votadas
pechado

Reino Unido dá "luz verde" para manipulação genética de embriões humanos

O Governo do Reino Unido deu pela primeira vez "luz verde" aos cientistas para procederem a manipulações genéticas em embriões humanos como parte de uma investigação para determinar por que razão ocorrem abortos. A notícia foi avançada hoje pela cadeia de televisão britânica BBC. No ano passado, a China tornou-se o primeiro país a anunciar que tinha manipulado um embrião humano para corrigir um gene que causava problemas no sangue. O terreno aberto por esta possibilidade científica está já a gerar alguma controvérsia com vários investigadores.

20votadas
pechado

Morre a galega que protestou 35 anos perante a Casa Branca

A galega Conchita 'Connie' Picciotto, conhecida por ter acampado durante 35 anos diante da Casa Branca em Washington para protestar contra a proliferação de armas nucleares, morreu a passada segunda-feira num refúgio para mulheres. Natural de Vigo e orfa de pais, emigrou para Nova Iorque em 1960 onde casou com um italiano de quem tomou o apelido. Trás se divorciar do marido a Conchita perdeu a custódia da filha adoptada em comum e aos poucos começou a sua protesta antinuclear. É considerada a pessoa que manteve mais tempo uma protesta nos EUA.

« anterior12345...177» seguinte

Chuza