Benvido ao antigo chuza. Esta web é de só lectura. Preme aquí para ires ao novo Chuza!
 
7votadas
pechado

A terra pode estar brotando "cabelos" de matéria escura [eng]

Cálculos feitos por um cientista do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, na Califórnia, sugerem que finos fios de filamentos de matéria escura estão se espalhando para fora de grandes corpos planetários como a Terra e Júpiter. Se for verdade, é um possível sinal de que podemos ser capazes de finalmente detectar essas formas hipotéticas de matéria. Na verdade, detectar a matéria escura é muito mais fácil falar do que fazer. Esta forma indescritível da matéria, embora seja responsável por quase 85% da matéria total no Universo, nunca...

13votadas
pechado

Harvard era um mundo masculino, mas um astrônomo chamado Pickering quebrou essa regra [cas]

A líder da equipe, se chamava Annie Jump Cannon, até a sua morte, catalogou, organizou e classificou junto com sua equipe aproximadamente 250 mil estrelas. Mas foi outra cientista de sua equipe que decifrou o verdadeiro significado do trabalho de Cannon. Cecelia Payne provou que o dados que Cannon reuniu sobre as estrelas e a forma como ela às classificava com o sistema O-B-A-F-G-K-M, era também uma escala de temperatura das estrelas, da mais quente para a mais fria, e graças a essa informação, Payne descobriu que as estrelas são feitas...

 4 comentarios en: Actualidade, Espazo karma: 104
11votadas
pechado

Nasa vê fortes indícios de água corrente em Marte

Em uma entrevista coletiva, cientistas da agência espacial americana afirmam que manchas escuras observadas na superfície de Marte podem estar ligadas à existência de água corrente durante o verão no planeta. "Essas manchas se formam no fim da primavera, aumentam no verão e somem no outono. Por 40 anos, não pudemos explicar por que elas existiam", disse Jim Green, o diretor de ciência planetária da Nasa, durante a apresentação. "Marte sofreu uma enorme mudança climática e perdeu sua água...!

12votadas
pechado

A Veiga obtén a certificación Starlight pola calidade do seu ceo

Con esta designación a Fundación recoñece non só as magníficas cualidades naturais para a observación do ceo que ten A Veiga, senón o esforzo por evitar a contaminación lumínica que o converte nun espazo idóneo para o turismo astronómico. Os destinos Starlight deben posuír ou promover infraestruturas e accesibilidade que permitan desenvolver unha oferta turística sostíbel. Ademais, para distinguirse coma destino Starlight A Veiga debeu verificar unhas esixentes condicións de calidade do ceo en canto a número de noites despexadas (máis dun 50%)

11votadas
pechado

Jovem astrônoma chilena descobre planeta três vezes maior que Júpiter

Maritza Soto, estudante de doutorado em Ciências na Universidad de Chile, trabalhou durante oito meses em dois telescópios do observatório La Silla, 600 quilômetros ao norte da capital Santiago. Em novembro de 2014, Maritza descobriu o planeta agora registrado como HD110014b e seu trabalho foi publicado em uma revista da Royal Astronomical Society. A descoberta de planetas na órbita de estrelas vermelhas gigantes é "pouco comum", pois se estima que apenas um a cada cinco planetas descobertos gira ao redor deste tipo de estrelas.

10votadas
pechado

Dois sistemas para filtrar água da EEI: Os americanos usam iodo, os russos prata

A Estação Espacial Internacional é vista por muitos como um dos grandes projetos a promover a cooperação científica entre a Rùssia, os Estados Unidos, e os restantes países dedicados à exploração espacial. Mas há algumas coisas em que as duas grandes potências que se opuseram na Guerra Fria continuam a não concordar, e uma delas é como filtrar a água que é consumida pelos astronautas.

19votadas
pechado

A nebulosa Caranguexo polo Hubble

A imaxe de hoxe mostra o caos deixado polo estoupido dumha estrela (clic na imaxe para ampliar a 960 x 960 píxeles ou maior). A nebulosa Caranguejo, secuela dumha supernova observada no ano 1054 da nosa era (*), está repleta de filamentos misteriosos. Os filamentos non só forman umha rede extraordinariamente complexa (na imaxe da dereita), se non que ademáis parece que contenhen menos materia da que fora expulsada na supernova e desplazan-se a umha velocidade maior á esperada.

14votadas
pechado

Japão planeia realizar sua primeira aterragem na lua em 2018

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) planeia realizar sua primeira aterragem na Lua em 2018, por meio de um dispositivo não-tripulado. O objectivo da missão é analisar a resistência de determinados materiais sobre a superfície lunar para avaliar se podem ser utilizados em futuras missões tripuladas. A JAXA também poderá testar um sistema de aterragem que teria uma margem de erro de apenas algumas centenas de metros. Japão seria assim o 4º país em conseguir aterrar uma nave na Lua, trás os EUA, a União Soviética e a China.

18votadas
pechado

Sonda da NASA aproxima-se de Ceres e da explicação sobre luzes misteriosas

A sonda Dawn enviou novas imagens do seu alvo, o planeta anão Ceres. A Dawn deve entrar na órbita de Ceres já próxima sexta-feira mas com a aproximação a Agência Espacial Norte-americana (NASA) ganhou uma nova perspetiva, que mostra numa imagem animada. A NASA ainda não consegue explicar, no entanto, as duas luzes que estão a intrigar os cientistas. Ceres é o maior objeto da cintura de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter e foi descoberto em 1801 pelo astrónomo italiano Giuseppe Piazzi.

9votadas
pechado

Este buraco negro era "o farol mais brilhante do Universo primitivo"

Há quase 13 milhões de anos, quando só se passara 6% da vida do Universo e começavam a aparecer as primeiras estrelas e galáxias, já existia um buraco negro 12 mil milhões de vezes mais massivo do que o Sol. Foi o que descobriu uma equipa internacional de cientistas, que encontrou este buraco negro devido ao seu brilho: seria o objeto mais luminoso do Universo primitivo. Trata-se de um quasar, uma massa de matéria que é acelerada ao redor de um buraco negro, e, embora a maior parte seja engolida, outra parte é expelida num jato de partículas.

15votadas
pechado

Estrela alienígena invadiu sistema solar... há 70 mil anos

ma estrela alienígena passou pelo nosso sistema solar... há 70 mil anos. Segundo uma internacional equipa de astrónomos, a estrela esteve cinco vezes mais perto do que a nossa vizinha mais próxima, do sistema triplo Alpha Centauri. A anã vermelha, conhecida como estrela de Scholz, andou pelos limites do sistema solar, na nuvem de Oort, tendo por companheira uma anã castanha, ou seja, uma estrela falhada. A nuvem de Oort é a região de onde vêm os cometas de longo período, como o Lovejoy ou o Halley.

11votadas
pechado

Missão (de mentirinha) a Marte termina em desastre (de verdade)

Os corajosos homens e mulheres vivendo em base marciana (de mentirinha), em Utah, Estados Unidos, encontraram um desfecho bem real. Depois de uma estufa pegar fogo, e as labaredas atingirem mais de três metros de altura, os bravos astronautas tiveram de ir para suas casas.

15votadas
pechado

Visita a galaxia de Andrómeda imaxe

Podes vela cunha resolución de 1.5 millóns de pixels. É a meirande foto feita dela.

15votadas
pechado

“Wanderers”, a curta que recrea a colonización do espazo coa voz de Carl Sagan causa sensación na rede vídeo

Vexa o vídeo. Coa voz de Carl Sagan, pódese gozar dunha curta de catro minutos onde se constrúen representacións realistas de planetas e lúas do Sistema Solar coa presenza humana instalado neles.

27votadas
pechado

A Universidade de Vigo fabricará un satélite coa Agência Espacial Brasileira

A Agrupación Aeroespacial está a participar do proceso de internacionalización no que se atopa inmersa a Universidade de Vigo a través do desenvolvemento do que será o primeiro satélite do programa SERPENS, Sistema Espacial para Realização de Pesquisas e Experimentos com Nanossatélites, unha iniciativa financiada pola Agência Espacial Brasileira, AEB, co obxectivo de facilitar o acceso ao espazo das universidades do país.

« anterior12345...7» seguinte

Chuza