Benvido ao antigo chuza. Esta web é de só lectura. Preme aquí para ires ao novo Chuza!
 
17votadas

Galego RAG ou galego internacional -- Que norma do galego debe ser a principal na interfaz de usuario da NOVA CHUZA?

Aqui tedes a discusión e a enquisa sobre a norma. Básicamente redúcese a galego internacional ou galego rag-ilg. Este novo Chuza beta, inda que escomeza a ter o aspecto (a cor verde e o logo) característico de Chuza, é un código novo ou sexa que vos teredes que cadastrar nel para votar e explicar e discutir as razóns da vosa escolha.

17votadas
pechado

Televigo apresenta nova etapa com programação em galego internacional

A emissora de televisão integrouse no grupo PortalBase e inicia unha nova etapa coa sua programação voltada para a comunidade lusofalante da Galiza e Norte de Portugal. O grupo esta negociando a transmissão dos jogos de futebol do Celta e o Deportivo para o Brasil e outros países americanos. O novo canal vai ser acessibel via três diferentes modos de sintonização: Canais Abertos online, cabo e terrestre. Emissões incluirão notícias do canal português da BBC.

18votadas
pechado

O reintegracionismo segue-nos presenteando a todos e todas. Um festival a não perder

festival é organizado pela Vice-reitoria do Câmpus de Ourense, com a colaboração da Pró-Academia Galega da Língua Portuguesa e Associaçom Galega da Língua. O Português Perto nasce para aproximar a cultura lusófona ao público universitário e o de Ourense em geral, para que sintam a Lusofonia como lugar próprio da cultura galega. Para mostrar aquele nosso mundo linguístico e cultural; para evidenciar que, como galegas e galegos, podemos desfrutar da produção artística, musical ou cultural de Brasil, Angola, Portugal, Moçambique, Cabo Verde… inte

12votadas
pechado

E já chegamos, Elipse número 8!

Continuamos somando Elipses no nosso Universo lusófono. Galiza, Portugal, Moçambique, Brasil... Avante a revista Elipse!!

Do 01/03/2016 ata o 31/03/2016
16votadas
pechado

China quer Macau como plataforma financeira com os países de língua portuguesa

O governo central da China vai continuar a apoiar Macau para que a Região Administrativa Especial se transforme numa plataforma bancária de “clearing” do renminbi entre a China e os países de língua portuguesa, disse Yao Jian, subdirector do Gabinete de Ligação do governo central em Macau. Yao disse que a China pretende que Macau seja não só uma plataforma de contactos económicos e comerciais com os países de língua portuguesa e um centro mundial de turismo mas também uma plataforma financeira para a promoção de serviços na moeda chinesa.

22votadas
pechado

Festival da Lusofonia leva a Goa (Índia) a Galiza, Brasil, Portugal e Ásia e África lusófonas

A Sociedade Lusófona de Goa organiza a segunda edição do Festival, que não é o único evento por volta da língua galego-portuguesa que acontece na Ásia, o Festival da Lusofonia de Macau (China) tem grande tradição. O primeiro ponto do programa aborda a Galiza, cunha exposição bibliográfica que será inaugurada pelo Professor José Paz, da Universidade de Vigo (Galiza), em 22 de Janeiro. Esta exposição faise coa colaboração da AGLP, a AGAL, e a Fundaçom Meendinho. O programa inclui atividades da Galiza, Brasil, Portugal e Ásia e África lusófonas.

16votadas
pechado

Acordo Ortográfico entra em vigor no Brasil

Desde 1 de janeiro de 2016, as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP) finalmente são obrigatórias no Brasil. Apesar do acordo ter sido assinado em 1990 com outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009.

14votadas
pechado

Incêndio no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo, na tarde de segunda-feira, segundo informações do Corpo de Bombeiros. De acordo com a corporação, 37 viaturas e 97 bombeiros foram enviadas ao local. Os bombeiros disseram que por volta de 17h15 o incêndio foi controlado, mas por volta de 17h30 as chamas atingiram a torre do museu. Parte do telhado de todo o prédio histórico, que abrange também a Estação da Luz, foi destruído.

15votadas
pechado

Vocabulário Ortográfico Comum (VOC), disponível para consulta pública

Os vocabulários de Moçambique e Timor-Leste já integram a plataforma comum criada pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), a que Cabo Verde se juntará em maio, adiantou hoje a diretora deste organismo. O VOC – que será “permanentemente atualizado” – é a plataforma que alberga os instrumentos que determinam legalmente a ortografia da língua portuguesa e foi oficialmente reconhecido pelos Estados-Membros da CPLP nas conclusões finais da X Conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, em julho de 2014, em Timor-Leste.

13votadas
pechado

Como construir um cânone literário comum para o mundo de língua portuguesa?

Vítor Aguiar e Silva abre esta quarta-feira em Coimbra um congresso internacional dedicado à língua portuguesa, que marcará o final das comemorações dos 725 anos da Universidade de Coimbra. “A minha proposta é que seja cada país que tem como língua oficial o português a propor os autores e obras que integrarão esse cânone literário escolar”

11votadas
pechado

A arte dos chocalhos já é Património Imaterial da Humanidade vídeo

Alentejo conquistou segundo selo da UNESCO hoje na Namíbia. Restam 13 mestres chocalheiros no país, quase todos na zona de Viana do Alentejo, nove deles com mais de 70 anos. Os outros têm entre 30 e 40 anos, nenhum tem aprendizes. O processo, coordenado pelo antropólogo Paulo Lima, é liderado pela Turismo do Alentejo e Ribatejo, em colaboração com a Câmara de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas, mas tem âmbito nacional. Paulo Lima contou ao DN que fizeram um levantamento que vai de Trás-os-Montes aos Açores.

 1 comentarios en: Cultura, Lusofonia karma: 100
24votadas
pechado

Televisões portuguesas na Galiza, umha vida a aguardar

Apesar do trabalho da Plataforma para a Receçom das Televisões e Rádios Portuguesas na Galiza, quase trinta e cinco anos após a aprovaçom do Estatuto de Autonomia continuamos sem receber os sinais em aberto. Os sucessivos governos galegos nom figérom rem por cumprir com umha obriga moral que acabou por se tornar legal. Tampouco os correspondentes parlamentos exigírom com suficiente força e constância o seu cumprimento nem soubérom priorizar as relações lingüísticas e culturais com Portugal.

13votadas
pechado

Rianxo abre un centro local de aprendizaxe da Universidade Aberta

Rianxo convértese no primeiro concello da Galiza en acoller un Centro Local de Aprendizaxe da Universidade Aberta. As actividades comezarán previsibelmente dentro de catro meses, após a sinatura dun convenio anos atrás entre o goberno local, do BNG, a vice-reitora da Universidade Aberta, Carla Oliveira, o vice-reitor Domingos Caeiro e o secretario executivo da Academia Galega da Língua Portuguesa, Ângelo Cristóvão.

7votadas
pechado

Braga_ A universal pintura [expo]

Artigo -> ir.gl/ee69e8 ... é uma expressão de Luís de Camões para designar “a arte de representar e conhecer o mundo através de imagens”. A mostra tem 12 núcleos temáticos, abarcando cartografia simbólica, histórica, hidrográfica, regional, local, de viagens, colonial, de divulgação, escolar e do processo de construção cartográfica.

Do 04/11/2015 ata o 30/11/2015
6votadas
pechado

Escola portuguesa em São Tomé foi formalmente inaugurada

O centro vai continuar a lecionar da 1.ª classe ao 12.º ano, com todas as exigências, normas e regulamentos próprios das escolas portuguesas até à construção, no próximo ano, de instalações próprias de raiz. O objetivo da escola passa por promover e difundir a língua e a cultura portuguesa, o laço linguístico e cultural entre Portugal e São Tomé e Príncipe e aplicar as orientações curriculares para a educação pré-escolar e dos planos curriculares e programas dos ensinos básico e secundário em vigor no sistema educativo português.

« anterior12345...16» seguinte

Chuza