Benvido ao antigo chuza. Esta web é de só lectura. Preme aquí para ires ao novo Chuza!
 
16votadas

Bélxica: o número de musulmáns legais ou ilegais faille á policía imposible o control de centos de sospeitosos (EN)

«Nós simplemente non temos as persoas necesarias para vixiar e, francamente, non temos a infraestrutura para investigar ou controlar adecuadamente centos de individuos sospeitosos de conexións terroristas»

13votadas

Português ferido em atentado à bomba no centro de Istambul vídeo

Uma explosão, ao que tudo indica provocada por um bombista suicida, matou pelo menos quatro pessoas e feriu outras 36 na Avenida Istiklal, a mais famosa artéria comercial do centro turístico de Istambul, na Turquia. O ataque acontece menos de uma semana depois de 37 pessoas terem morrido num atentado em Ancara, reivindicado por um grupo dissidente curdo. Entre os feridos há um cidadãos português, adianta a Secretaria de Estado das Comunidades.

9votadas
pechado

O Golpe no Brasil 1964 menos distinto do presente Golpe do que se pensa

Reformas Goulart: Entre estas, estavam as reformas bancária (para ampliar crédito aos produtores), eleitoral (ampliar o voto aos analfabetos e militares de baixas patentes), educacional (valorizar os professores, oferecer ensino para os analfabetos e acabar com as cátedras vitalícias nas universidades). Elite reagiu: o clero conservador, a imprensa, o empresariado e a direita em geral organizaram, em São Paulo, a "Marcha da Família Com Deus pela Liberdade", que reuniu cerca de 500 mil pessoas. Os milicos chegam com apoio popular organizado pela

16votadas
pechado

Um dos mais importantes científicos brasileiros denuncia o Golpe que se está levando a cabo no país

“Cresci durante a ditadura. Estado de Direito é nossa única defesa contra a barbárie. Brasil não pode voltar às trevas!”, completou. Nicolelis foi o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science e, em 2014, apresentou o resultado de suas pesquisas ao possibilitar a um tetraplégico chutar uma bola usando um exosqueleto na abertura da Copa do Mundo.

15votadas
pechado

A aliada Turquía asasinou no domingo 60 persoas en Cizre

Por volta de 60 persoas, a maior parte curdas, foron asasinadas este domingo na cidade de Cizre polas forzas militares turcas. Segundo recolle a imprensa local trátase do resultado dunha operación que tiña como obxectivo militantes do PKK. Desde as organizacións de dereitos humanos sinalan que a poboación local se mantén agochada desde que o exército turco iniciou unha ofensiva contra o pobo curdo que se prolonga desde hai máis dun mes e que causou centos de mortes, quer activistas, quer civís.

14votadas
pechado

Why did two parents murder their adopted child? Asunta e a GZ nos midia internacionáis

Extenso artigo de Giles Tremlett no Guardian (UK) hoje sobre o assasinato de Asunta non só é un trabalho ben completo senón que tamen amosa a image da GZ no Reino Unido. Onde din Catalan para a Catalunya, para a GZ é northern Spain. "Asunta already spoke Spanish and Galician, the Portuguese-tinged language of this green, damp corner of Atlantic Spain." pero no conjunto os parámetros empregados polo Guardian son os estándares do ministerio da governacao.

12votadas
pechado

Ao menos 33 migrantes morrem em novo naufrágio no Mar Egeu

Aos menos 33 migrantes, incluindo várias crianças, morreram neste sábado em um novo naufrágio no Mar Egeu após o naufrágio do barco em que estavam na tentativa de chegar à costa grega, anunciou a guarda costeira turca. Os migrantes zarparam da província turca de Çanakkale e, aparentemente, tentavam chegar à ilha grega de Lesbos. Um primeiro balanço das autoridades turcas indicava 10 mortos. A guarda costeira turca resgatou 43 migrantes, mas um número desconhecido de pessoas a bordo seguem desaparecidas. A embarcação estava a apenas 50 metros.

11votadas
pechado

Uma BBC Kernow daria 'maior voz' à Cornualha [eng]

“Língua e cultura estão intrinsecamente ligadas, e a diversidade é ao mesmo tempo o que nos mantém enraizados e o que nos ajuda a crescer como indivíduos, comunidades e como sociedade global". Esta declaração quase lírica vem de Denzil Monk, um homem que está a desafiar as convenções britânicas na sua campanha por uma BBC Kernow, a resposta da Cornualha à BBC Alba escocesa e à BBC Cymru galesa.

14votadas
pechado

Atentado a granada contra um centro de refugiados no sul da Alemanha

Um centro de refugiados, na Alemanha, foi atacado durante a madrugada. Uma granada foi lançada para dentro do edifício em Villingen-Schwenningen, no sul do país. O explosivo acabou por não rebentar, não há registo de feridos na sequência do ataque. Segundo dados oficiais, a Alemanha registou em 2015 um total de 163 ataques violentos contra centros de refugiados no país, quase seis vezes mais que no ano anterior.

12votadas
pechado

Atentados a bomba fazem 44 mortos em Siria em 48 horas

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, 29 civis, incluindo três crianças e nove mulheres, foram mortas em ataques em várias aldeias controladas pelo EI na província de Deir Ezzor (leste). Outros 15 civis foram também mortos pela aviação russa em ataques à cidade de Al-Bab, bastião do autoproclamado EI na província a norte do Aleppo e arredores, refere o Observatório. "Os ataques causaram também dezenas de feridos", segundo a mesma fonte.

18votadas
pechado

Mapa da rede de espionagem eletrónica global "Echelon" imaxe

A 'Echelon' é uma rede de espionagem global empregada polos países anglo-saxões para filtrar e analisar as comunicações eletrónicas em todo o mundo. Velaqui um mapa das estações terrestres da rede com a sua situação no globo, para onde as mensagens captadas são dirigidas, filtradas e analisadas:

inicio.uy

18votadas
pechado

Rojava: A revolução secreta [esp] vídeo

Ao longo da fronteira norte da Síria, há mais alguma cousa que bombardeamentos e grupos terroristas. Rojava, como é conhecida essa região do Curdistão, aparece em verdade como uma anomalia no tabuleiro do Próximo Oriente. De facto, e inspirado por Abdullah Öcalan, o movimento curdo começou já há tempo a experimentar com a autonomia democrática nalguns locais do Curdistão turco. Este paradigma requer a criação de espaços “sem estado”, antes que a criação dum estado curdo.

17votadas
pechado

Putin "provavelmente aprovou" morte do ex-espião Litvinenko

O presidente russo Vladimir Putin "provavelmente" aprovou a morte do ex-espião Alexander Litvinenko, assassinado em 2006. Esta é a principal conclusão do inquérito britânico à morte do dissidente russo, revelado esta quinta-feira. Sir Robert Owen, que liderou o inquérito, disse que as provas apresentadas sustentam a ideia de que o estado russo esteve por trás do assassinato. O dissidente russo morreu aos 43 anos, na capital inglesa, vítima de envenenamento por polónio, uma substância radioativa. Dois agentes russos seriam os responsáveis disso.

12votadas
pechado

Curso on line do CIEMEN, sobre os movimentos independentistas que há no mundo

Trata-se de independentistas que tentam alcanzarem a criação dum estado próprio para seus países. Depois da grande vaga independentista que seguiu ao fim da guerra fria, as tendêncies secessionistas continuam vivas en muitas áreas do mundo. Esta é a segunda edição de este curso, que oferece agora uma introdução a conceitos teóricos esenciais

13votadas
pechado

Carles Puigdemont, o novo presidente do governo catalão, admite não ter ainda maioria suficiente para a Independência

O novo presidente da 'Generalitat', Carles Puigdemont, assumiu ontem numa entrevista para a TV3 - a estação nacional de televisão pública da Catalunha -, que os partidários da independência da Catalunha ainda não contam com uma maioria suficiente para culminá-la, mas sim uma maioria política, parlamentar e social para iniciar o processo, que deve culminar com a votação duma nova Constituição catalã que sim alcance essa maioria. Assim, nas atuais circunstâncias, descartou polo momento uma Declaração Unilateral de Independência (D.U.I.).

« anterior12345...136» seguinte

Chuza